A UM PASSO...MUITO LONGO

A vitória sobre a Islândia deixou Portugal a um ponto do Euro 2012. Isto é um facto.

Esse ponto tem de ser conquistado no terreno do mais forte adversário, que precisa de ganhar para se qualificar. Isto é outro facto.

Se o primeiro tem sido amplamente difundido na comunicação social desportiva e não só, o segundo parece estar a ser escamoteado.

O jogo de Copenhaga é uma final, e uma empreitada bastante difícil. A Dinamarca é uma selecção experiente, que marca sempre presença nas fases finais das grandes competições, e terá o apoio do seu entusiástico público para o voltar a conseguir. Se em termos individuais a equipa portuguesa transporta mais mediatismo, em termos colectivos não creio que exista qualquer superioridade da nossa parte, pelo que me parece que Portugal não terá, neste momento, mais de 50 % de hipóteses de qualificação directa – ao contrário dos 99% que a generalidade da imprensa insinua.

Acresce que a partida de sexta-feira deixou muito a desejar em termos defensivos. Três golos sofridos em casa perante a modesta Islândia (e podiam até ter sido mais), não podem deixar de preocupar Paulo Bento. Tenho como a linha defensiva ideal, o quarteto formado por Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão. Por diferentes motivos, nenhum deles figura na convocatória, o que enfraquece substancialmente uma equipa cujos avançados também não são dados a uma pressão muito intensa quando ficam sem a bola.
Continuo a acreditar que Portugal consiga pelo menos o empate de que necessita. Mas não se esperem facilidades, pois elas não vão surgir.

8 comentários:

Jaime disse...

E o que dizer quando ficamos hoje a saber que Pepe e Fábio Coentrão voltaram a treinar sem limitações no Real Madrid...

Que vergonha...

lawrence disse...

E depois sabe-se que o Pepe e o Coentrão estão a treinar sem limitações nos merengues!
Claro que há quem não se importe porque assim jogam pés de chumbo tipo Rolandos e Eliseus!

xirico disse...

Ainda estou a tentar assimilar a noticia em que o Pepe e Fábio se treinam na maior no Real Madrid e que o Mourinho deu 3 dias de folga ao Fábio,enviando uma facadinha ao JJ,ao lhe perguntar se ele alguma vez lhe deu uma folga extra.Espero que o Guardiola lhe dê mais uma lição este ano.Grande fdap...

aNNóNNimo disse...

Pois a mim é para o lado que durmo melhor, se o misto da FPF e da 'Cosanorte' levar tantos como levou no AlvaLidl com o Keyrószzzz.

A minha Selecção é o Glorioso!

LF disse...

É de facto escandaloso.
Aliás, Paulo Bento tem-me desiludido nalguns aspectos. Esse (pactuar com essas situações) é um deles. Outros são algumas convocatórias que parecem de encomenda, como a do Castro, quando o FC Porto o queria transferir, ou agora do Sereno (outro que interessa ao FC Porto colocar).
Também não entendo porque é que o Eduardo não estava sequer no banco, quando há pouco tempo era o titular indiscutível.

A questão do Bosingwa também está mal explicada.

Enfim, já começam a ser coisas a mais.

Anónimo disse...

"A questão do Bosingwa também está mal explicada" - eu tenho andado distraído pois ainda não consegui saber explicação alguma...

Quanto às percentagens de probabilidade de apuramento (directo) não sei como tu ou os jornalistas chegam aos números, mas se a Holanda for amiga e ganhar à Suécia, de facto a probabilidade chegará quase aos 100% dada a diferença de golos entre nós e a Noruega e ao facto de eles não terem por hábito marcas muitos golos (até aghora só têm 7 golos marcados nos jogos todos e mesmo que duplique a quantia neste jogo (com Chipre) ainda precisariam de uma boa vitória da dinamarca contra nós.

Anónimo disse...

Então não era o Paulo Bento o salvador, desta Pátria em tons de encarnado, tão desejosa de correr com Queiroz??!
Oh pá...agora que os do regime estão a ver q o PB consegue apurar Portugal sem lhes prestar vassalagem...já começa a ser olhado de esguelha!
Rais parta o homem, que vai apurar Portugal com Castros, Rolandos, Serenos, Betos....

Anónimo disse...

Honestamente! Quero que a seleção de alguns poucos sicilianos se foda!