GOLEADORES DO SÉC XXI




Refira-se, como curiosidade, que Cardozo tem, sozinho, mais golos marcados no Benfica do que Pedro Mantorras, Fabrizio Miccoli, Pablo Aimar, Angel Di Maria, Rui Costa e Fábio Coentrão todos juntos.


Continuem, pois, a assobiá-lo.

4 comentários:

DeVante disse...

Ah pois, isso era coisa para estar escrita numa tarja num jogo grande!!!

Vitória do Benfica disse...

Bem o problema para mim não são o número de golos ou comparar goleadores do Benfica em épocas de baixa performance do clube com épocas de alta performance, como é o caso de se comparar Simão e Nuno Gomes com Cardozo ou defesas com Cardozo.

O problema para mim é que Cardozo não tem um jogo bonito, perde muitas bolas faz poucas jogadas de entrosamento. Eu fico irritada com o Cardozo por isso mesmo.

LF disse...

Caríssima Vitória,

De facto o Cardozo não tem um jogo bonito. Quanto a isso estou de acordo.
Mas um ponta-de-lança não tem necessariamente de jogar bonito. Tem de se saber posicionar para ficar em condições de fazer golo. Tem também de ter a capacidade de resistir às cargas dos defesas. E tem de saber rematar forte e colocado. Tem, sobretudo, de ser eficaz e marcar golos.

O Simão foi um grande jogador, e nem era ponta-de-lança. Mas também foi campeão no Benfica.
Admito que se tratasse, nos seus melhores tempos, de um jogador mais valioso, que carregava toda a equipa às costas.
O Nuno Gomes teve a sua fase. Foi brilhante até ao Euro 2000, e mediano depois de voltar de Itália. Também foi campeão no Benfica, e por duas vezes.
Não tinha, nem de perto, o poder físico e a potência de remate do paraguaio, mas valia-se de outras características para ser útil.
Estamos a falar de alguns dos mais marcantes jogadores do Benfica das últimas décadas. E Cardozo é, seguramente, um deles. É isso basicamente que eu defendo, não discutindo se ele é o melhor ou pior deste grupo de elite.

Se Cardozo, às características que tem, juntasse a velocidade e a capacidade técnica para vir buscar jogo atrás (as tais jogadas de entrosamento), provavelmente estaria no Real Madrid em vez do Benzema ou do Higuain.

Por vezes também me irrito com ele, da mesma forma como me irritava com o David Luiz quando perdia bolas em zona proíbida, ou com o Fábio Coentrão quando desguarnecia o flanco.
Mas o balanço, em qualquer dos casos, é avassaladoramente positivo.

Vitória do Benfica disse...

Luis
Bom Ano 2012!
Obrigado pela resposta. Quando estamos na Luz as nossas reacções são muitas vezes mais emotivas que racionais. Eu não assobio Cardozo, mas não deixo de lhe chamar estúpido. Se é ou não não sei. Mas também sei que me dá muitas alegrias. Os jogos têm a duração de 90 minutos e a bola a entrar na baliza menos de um minuto. Com o nosso grau de pessimismo muitas vezes olhamos mais para os aborrecimentos do que para as alegrias.
Obrigado pelo exercicio da alegria ou melhor por me recordar alegrias.

BOM ANO 2012