VER O FUNDO AO TACHO

Não vi o jogo. Raramente vejo jogos do FC Porto para o campeonato. Liguei a TV, sem nada saber, aos 92 minutos. Não quis acreditar em tão belos números que os meus olhos viam no canto do ecrã, e tive de esfregá-los duas vezes para confirmar que aquilo era mesmo verdade.

Apeteceu-me saltar, e abrir uma garrafa de qualquer coisa. Depois de uma vitória tão suada e tão importante na véspera, o Benfica via agora o seu opositor ficar parado nos cinco pontos de atraso, quando todos diziam que, mesmo sem Hulk, caminhava para a recuperação da melhor forma. Um Jackpot na melhor altura possível.

Não me recordo de, com tanto ponto à maior, o Benfica ter perdido um título. Lembro-me de três pontos com Quique Flores, e ainda na primeira volta. De resto, sempre que vi o Benfica na frente em plena segunda volta (1989, 1991, 1994, 2005, 2010) o campeonato acabou por vestir de vermelho.

Começo a ver o fundo ao tacho, mas, depois do impacto inicial deste resultado, percebo que ainda é cedo para comemorações antecipadas. O FC Porto é useiro e vezeiro em recuperações que desmentem qualquer lógica da psicologia de grupo. Existem as equipas normais (que se desmotivam com as derrotas, e se animam, por vezes em demasia, com as vitórias), e existe o FC Porto (cuja motivação parece ser totalmente impermeável às circunstâncias). Já os vi, vezes sem conta, renascer do nada, quando menos se esperava, e encetar caminhadas triunfais. E não me admiro de os ver agora partir para uma série de vitórias que, ao mínimo deslize, volte a colocar em perigo a liderança benfiquista.

Contudo, os números são implacáveis, e acredito que vencendo os próximos quatro jogos (Nacional, viagens a Coimbra e Guimarães, e Porto em casa), só uma tragédia retiraria o título ao Benfica. Dito de outra forma, a partir desta noite, o FC Porto já não pode ganhar o campeonato. Só o Benfica o pode perder.

10 comentários:

Brytto disse...

É mt cedo para qualquer euforia, mas lá que foi uma surpresa, foi e das boas.
Ainda fiquei masi contente com o facto de não terem batido o recorde de invencibilidade no campeonato do Bnefica... este é nosso e ainda vai durar por mai salgumas décadas!!!!!!!!!

disse...

e não esquecer do rumor de salarios em atraso pelas bandas das antas. não deve ser moralizador.....

dezazucr disse...

Concordo plenamente contigo.
Nunca subestimo os corruptos porque há muito em jogo.
Basta ver que após a época de sonho que tivemos e a época de pesadelo deles em que nem em 2º conseguiram ficar, conseguiram ser campeões sem derrotas, humilhando-nos em casa deles e em nossa casa e ainda ganharam o brinde da taça uefa.
Nós, em tantos anos a jogar na mesma taça, nunca fomos capazes de nos motivar para ganhar uma taça uefa, o que me entristece, principalmente se tivermos em conta que nos últimos anos fomos eliminados por equipas como o Espanhol e o Getaffe. Com Jesus mudou, mas ainda assim fomos elimniados por um Liverpool nas lonas e um braga.

Cabe-nos a nós fazer cair a ideia que ainda conseguem recuperar. Basta para tal ganhar os próximos 4 jogos (Nacional, viagens a Coimbra e Guimarães, e corruptos em casa) e não haverá mais nada que os salve. Tendo em conta a regularidade da equipa esta época, acredito nele, mas também não acredito que os corruptos se deixem abater tão facilmente.

Nós Sébio disse...

Cinco pontos é bom, mas ainda há muito campeonato pela frente. Basta uma derrota azarada em qualquer lado, uma noite desinspirada, e ficamos com apenas dois pontos, que vão embora com um qualquer empate contra um ou dois autocarros. Se faltassem poucas jornadas, podíamos ir encomendando o champanhe. Mas a segunda volta ainda agora começou.

último! disse...

Não acho os jogos fora com Guimarães e Coimbra os mais complicados, fico mais apreensivo com deslocações a Olhão do que nesses, vai uma aposta?

M disse...

não há jogos fáceis, terá de ser jogo a jogo, sem arrogância, com pés no chão.

ainda falta muito....

EoPintinhoPiu disse...

Inchem porcos! Mamem a cabidela de galo!

FranciscoB disse...

De facto, é muito estranho... mesmo sem o Hulk, jogador sem milhões, o fócuporko não melhorou...

EAGLEHEART disse...

E Jesus disse aos Portistas «E na verdade na verdade vos digo, quando o Galo de Barcelos cantar 3 vezes voces estareis mais longe da terra prometida»

Anónimo disse...

FALEM AGORA, PRINCIPALMENTE TU EAGLEHEART