UM INIMIGO DE ESTIMAÇÃO

Estando a causar polémica, aqui vai a parte do artigo que escrevi para o jornal do clube na passada semana, e que terá sido bastante mal digerida por muitos benfiquistas:


"Um inimigo de estimação
Por muita, pouca ou nenhuma simpatia que tenhamos pela figura de Joaquim Oliveira, e pelo que representa (um certo Norte, proximidade com o FC Porto, etc), a verdade é que ele, e a sua empresa, parecem ser agora as únicas no terreno com capacidade para pagar um preço justo, ou aproximado, àquele que a popularidade do Benfica justifica. O que está em causa na animosidade dos benfiquistas para com a Olivedesportos não é pois uma questão económica (aí, trata-se, sem dúvida, de um parceiro negocial poderoso), mas antes a colagem (não sei se inteiramente justa) que fazem daquela empresa ao sistema que vigorou no futebol português durante décadas, e que tanto nos penalizou.
Não conheço os bastidores do futebol ao ponto de ter uma opinião inteiramente fundamentada sobre o assunto. Mas do que me é dado a ver, não me parece que tenha sido a Olivedesportos, nem Joaquim Oliveira, a ordenar ou a instigar Olegário Benquerença, Carlos Xistra, ou para irmos mais atrás, José Silvano, José Guímaro, Carlos Calheiros, entre outros, a prejudicarem o Benfica como o fizeram, directa e indirectamente, em várias ocasiões. Posso estar enganado, posso até estar a ser ingénuo, mas tem-me parecido que o objectivo de Joaquim Oliveira no futebol é tão somente o comum a qualquer homem de negócios: ganhar dinheiro. Como tal, vejo-o, até prova em contrário, da mesma forma que a qualquer outro interlocutor. Apresentando a melhor proposta, e ninguém me comprovando devidamente a sua ligação ao “Sistema”, nada teria – enquanto sócio do Benfica - a opor ao negócio, pois o assunto é sério e, como disse acima, não se compadece com estados de alma, ou simpatias de ocasião."


Agora digam-me, caros leitores, que solução alternativa defendem para os direitos televisivos, caso se exclua a Olivedesportos da mesa nas negociações. Haverá outro operador em condições de pagar o preço justo (necessariamente elevado)? Deverá o Benfica prescindir de milhões de euros para satisfazer um capricho dos sócios? Há alguma prova suficientemente consistente da ligação de Joaquim Oliveira (o António já não faz parte do filme) às arbitragens, ao doping, aos resultados facilitados, e a tudo o que se suspeita ter acontecido no futebol português das últimas décadas? Será a Sport Tv assim tão ferozmente anti-benfiquista? Será justo colar a estação a meia-dúzia de comentários menos felizes de alguns dos seus colaboradores?

Antes de dispararem as vossas críticas, peço que reflictam sobre estes aspectos.

86 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde...Antes de mais permita-me dizer-lhe que já leio este blog há muito tempo e temos duas coisas em comum...Benfiquistas e Juventudistas...
Passando ao seu "post" deixe-me dizer-lhe aquilo que sempre disse e pensei...O Benfica vai vender os direitos televisivos à Olivedesportos(SportTv) e nunca por mais de 25 milhões...Todos aqueles benfiquistas que algum dia pensaram que se iriam vender os direitos a x, y ou z por 40 , 45 ou 50 milhões como muita vezes li por aí, não têm noção do que é o mercado(muito mais agora) do que é o campeonato português que é onde o Benfica está incluído(feliz ou infelizmente)...

Abraço,

Rui Serra

David disse...

Análise mais fria e ponderada da situação. muito interessante.

Anónimo disse...

se os presidentes da federação e da loga são escolhdos pelo Oliveira, os Conselhos de arbitragem tb são lá colocados por ele.

Quem escolhe os arbitros?

Serve de resposta à ligação oliveira -arbitragem?

Já agora, o critério editorial da Sportv e dos jornais o Jogo, DN e JN parecem-te imparciais?

Xe
vitoriavem.blogspot.com

jfk disse...

Tenho para comigo, há já 2 ou 3 anos, portanto, polémicas à parte, que o Benfica vai continuar com a Sporttv. Tenho-o afirmado em círculo de amigos.
É muito simples: é quem está em condições de pagar mais. E de pagar bem.
Trata-se de uma questão comercial. E até de subsistência, para a estação.

Lógico que nós, benfiquistas, gostaríamos que esta empresa terminasse, pela subserviência que têm demonstrado ao polvo. Estamos fartos de ouvir caciques a comentar jogos do benfica, fartos de ouvir caciques a comentar jogos do porto, totalmente sem coragem de dizerem, sequer, que um determinado jogador do porto, não jogou nada, mas não se coibindo de o fazerem em relação a jogadores do benfica (só a título de exemplo).

O benfica tem que saber negociar. Monetáriamente, e não só. LFV tem que saber impor à Sportv o respeito devido. E isso tem que se refletir na estrutura da estação. Esta é uma das partes da negociação que não vai ser visível. Mas que tem que estar presente.

Como benfiquista, espero que LFV saiba assegurar os melhores interesses para o clube. Para mim é absolutamente digno de crédito neste capítulo.

Eu sou pragmático.

O resto, são emoções.

Rodrigo Melo disse...

"um capricho dos sócios?!" Surreal. A honestidade não tem preço. Nem sei o que dizer em relação a este post. Não andei 20 anos a levar na cara para quando chega a altura de fazer a diferença, vamos alimentar o monstro. A alternativa é a Benfica TV como canal pago a 10€ nas plataformas Zon e Meo. Vejam o que ganha a Oliverdesportos por mês e o que ganham em publicidade em cada intervalo em jogos do Glorioso. Menos do que o que recebemos actualmente por ano não vamos receber. Já agora, o clube é de quem? Não será dos sócios, adeptos e simpatizantes?

Não me identifico como é obvio disse...

Bom,

Em primeiro lugar quero dizer que o carro em que circula Fernando Gomes é pago por uma das empresas de Joaquim oliveira (já o tinha dito neste espaço antes da entrevista de António oliveira). garanto-vos que se o mandarem parar numa operação stop vai alegar que se esqueceu dos documentos... Isto para mim é suficiente para perceber a promiscuidade reinante!!!
Se não houver concorrência para a proposta da olivedesportos, o melhor será uma parceria com um canal generalista, que pelo facto de não ser pago conseguirá mais audiências e como consequência mais retorno publicitário! O poder está na mão do Benfica e não o contrário!!

paulo Chagas disse...

Não há outro de facto que nos possa pagar aquilo que tanto queremos e merecemos...a Benfica TV não é solução dado que esta fora da grelha da Zon...a única alternativa podera ser a Pay per view mas como este sistema não tem muita ou quase nenhuma implantação em Portugal,acho dificil...a pessoas falam da Sporttv mas eu pergunto: a RTP a TVI e a SIC tratam-nos com respeito? a Olivedesportos criou um monopolio no seguemento da tv paga e tem conteudos muito dificeis de igualar...

Anónimo disse...

Caro LF,

"Deverá o Benfica prescindir de milhões de euros para satisfazer um capricho dos sócios? Há alguma prova suficientemente consistente da ligação de Joaquim Oliveira (o António já não faz parte do filme) às arbitragens, ao doping, aos resultados facilitados, e a tudo o que se suspeita ter acontecido no futebol português das últimas décadas? Será a Sport Tv assim tão ferozmente anti-benfiquista? Será justo colar a estação a meia-dúzia de comentários menos felizes de alguns dos seus colaboradores?
Antes de dispararem as vossas críticas, peço que reflictam sobre estes aspectos."

Na minha opinião, o senhor parte de pressupostos errados para a sua análise, tendo como consequência e inevitavelmente, um conclusão errada.

Não renovar com a Olivedesportos não é capricho dos sócios.

A SporTv, assim como os órgãos de comunicação social detidos pela Holding do Joaquim de Oliveira são hostis com o Benfica

A ligação do Joaquim de oliveira com o Pinto da Costa é pordemais evidente e temos uma pequena amostra nas escutas tornadas públicas.

Acha que quem põe e dispõe dos cargos federativos e "escolhe" quem vai dirigir o futebol português não está alinhado com o clube que mais tem beneficiado das manobras de bastidores?

Não Luís Fialho!

Não renovar com a Olivedesportos não é um capricho!

É um golpe fatal no sistema!

Se vamos receber menos dinheiro se passarmos para BENFICA TV? Vamos!

Mas será que vamos receber menos do que temos recebido até agora com estes contratos quse "usurários"? Dificilmente...E não temos sobrevivido sem eles? E com relativo sucesso?

Mais vale a pena esperar 5 anos sem receber o valor devido do que renovar com a Olivedesportos!

E possivelmente há ainda uma saída jurídica que minimiza toda esta questão:

- A Olvidesportos tem direito de preferência sobre os novos contratos;

- Resulta daqui que a Olivedesportos só não exercerá o direito de preferência se o SLB receber uma proposta que a Olivedesporto não possa cobrir: Os tais 40 milhões por época do grupo do Paes do Amaral que afinal, parece, que não avançam;

- O Benfica não está contudo obrigado a vender. Pode comercializar directamente via Benfica TV?

- Sabe, por acaso, se o contrato que prevê o direito de preferência, mantêm o mesmo, depois de passado um período de exploração directa pelo Benfica? Ou seja, será que o Benfica, depois de passado, por exemplo, duas épocas a explorar directamente as transmissões directivas, estará ainda coberto pela direito de preferência da Olivedesportos? Ou estará livre para negociar com quem quiser, pelo preço que quiser?

Eu não sei...o senhor sabe? Leu o contrato? Conhece o seu clausulado?

E agora o grave da situação. Eu, como qualquer pessoa sou livre de exprimir a minha opinião.

O senhor Luís Fialho também. Contudo, se escreve para o Jornal do nosso clube, tem uma responsabilidade adicional, ainda que tenha liberdade editorial para escrever o que lhe apeteça.

Por outras palavras: Se aquele texto tivesse saído no seu blog, noutro jornal que não o do clube, não haveria problema. Contudo, aquela palavras, num órgão oficial do clube, num momento que se esgrimem argumentos e as negociações dos contratos estão a decorrer são, no mínimo, infelizes e desadequadas.

A minha crítica não é dirigida a sua opinião (que discordo mas respeito) mas sim ao lugar onde a divulga!

Atentamente,

Artur Conceição
Sócio 23551

Anónimo disse...

Por mim deve negociar-se com quem pagar mais, e ponto final.

Anónimo disse...

Prefiro deitar dinheiro fora a dar a esses gatunos. Tenho uma solução. Se cada Benfiquista desse 15 ou 20 euros pelo canal Benfica o Clube siria beneficiado.

Anónimo disse...

Capricho dos sócios? O clube é dos sócios, mais, o clube É os sócios. E mesmo para quem quer ser pragmático, verifica-se que o Benfica por ano encaixa mais dinheiro com as cotas dos sócios, do que com os direitos televisivos. Por isso, espero que a direcção não monespreze o "capricho" dos sócios!

Nós Sébio disse...

Está a esquecer-se de uma ou dois coisas. A Sportv tem uma linha editorial marcadamente anti-benfiquista, não só na produção de comentário mas também, ou sobretudo, na produção ou divulgação de imagens.
Alguns exemplos recentes:
- a tal linha que foi mal posta no golo do GV contra o FCP - acidente que não é inédito e que, sempre que dele me apercebi, era em favor do FCP ou em prejuízo do SLB;
- o golo do Feirense contra o SLB, que nasce de um offside evidente, mas do qual não há repetições.

A estes exemplos poderíamos juntar muitos outros; estes dizem apenas respeito à última jornada.

É também a Sportv que vende e escolhe as imagens que são depois mostradas ao longo da semana nos outros canais. Quantas vezes não se queixaram o APV, o Cervan e outros de que queiram discutir um certo lance mas que esta não estava disponível? Em contrapartida, qualquer encosto do Maxi num defesa adversário será mostrado vezes sem conta até que se descubra no slow motion que afinal talvez haja razão para penalty ou segundo amarelo.

A prova cabal da ligação simbiótica que une a Sportv ao FCP é o contrato que estes assinaram. Vejamos: o SLB tem cerca de 6 milhões de adeptos, enquanto o FCP não terá mais do que um; aos 6 milhões juntam-se muitos outros que gostam de ver o SLB para dizer mal, coisa que a esmagadora maioria dos benfiquistas não faz. Perante esta desproporção de valor de mercado, que decide a Sportv fazer? Oferecer um contrato em que promete ao FCP 80% de qualquer contrato que o SLB venha a realizar!

Não sei se há alternativas à Sportv e estou pouco seguro de que a hipótese Benfica TV seja viável. Mas daí a dizer que não há ligação entre FCP e STV vai um grande passo.

César João disse...

Parabéns pelo espaço, está muito bem elaborado.
Já fiquei seguidor.
Será que posso adicionar o seu blogue ao meu e vice-versa?

o meu blogue denomina-se de Futebol Total:

http://acoreseofutebol.blogspot.com/

obrigado pela atenção,
cumprimentos.

César João

zaire disse...

Caro LF, sou um fiel seguidor do seu blog e não imagina a minha surpresa quando li no jornal do Benfica o seu texto. Não podia estar mais em desacordo com a sua opinião, e para não me alongar muito, gostaria só que colocasse esta hipótese... Quem precisa mais de quem? É claramente a sporttv do Benfica do que o contrário. Assim sendo, imaginemos que o Benfica admite ficar mais um ano ou dois com uma receita de 7M€ pelos direitos e vende-os a um qq canal generalista (qualquer canal paga isso pelos 15 jogos, que é o que recebemos hoje, e nós se aguentamos estes anos todos com esse valor aguentamos mais um ou dois) é o suficiente para as receitas da sporttv baixarem drasticamente e aquilo começa a dar prejuízo por todo o lado, uma vez que os valores pagos aos outros clubes todos, não correspondem ao valor deles, basicamente eles pagam menos ao Benfica para pagar mais a todos os outros, e é assim que o poder do Oliveirinha se propaga, não há nenhum clube que não lhe deva um favor, tirando nós, ele precisa mais de nós do que nós dele. São dois anos de sporttv sem os jogos do Benfica em casa e quero ver quem é que continua a assinar aquilo. E isto não é um capricho meu como sócio, é a minha opinião que vale tanto como qq outra, e de quem prefere adiar a receita uns anos do que continuar a pactuar com esta máfia toda.

An Toino disse...

Olha, lindinho, sempre ouvi dizer que quem se abaixa mostra o cu, e também que foi assim que a Alemanha perdeu a guerra...
Verticalidade é preciso, mas der qualquer forma eu percebo o que dizes e o teu papel.
Como qualquer pessoa minimamente inteligente já percebeste que essa história dos direitos televisivos do Benfica vão ser vendidos ao "amigo" Oliveira. Mesmo quando havia Media capital na costa já assim o era - há que deitar areia para os olhos dos papalvos (sócios) e contar uma de coitadinho que não há mais ninguém e a crise e o diabo a 7.
E tu que sabes o que te convém vens a alisar terreno (devagarinho)para garantires o teu "lugar de conforto" ou lá como é que agora se diz.

dezazucr disse...

Até costumo gostar das tuas análises, mas neste caso discordo liminarmente.
A sporttv é um dos braços armados do sistema e só não vê quem não quer.
Até antónio oliveira o admitiu e não disse mais do que já se sabe e se tem dito pela blogosfera.
Eles controlam e deturpam tudo o que tenha a ver com o Benfica e douram tudo o que tenha a ver com os corruptos.
É preferível receber menos 20 milhões pelo contrato e dar uma estocada no sistema. O Benfica recomeçou a ganhar e renovar com a sporttv é um autêntico tiro no pé.

Temo no entanto que já esteja tudo preto no branco.

Eu, pessoalmente, não quero alimentar o polvo. E tenho pena de serem benfiquistas a fazê-lo.

Não é preciso ser um génio para ler o que se passa nos bastidores do futebol português e perceber a influência que os media podem ter nas campanhas de vitimização dos corruptos e 'demoniação' do Benfica.

Não, NÃO e NÃO!!!

dezazucr disse...

Ah... o pay-per-view é uma alternativa sim senhor.

Ah e tal não é usado no nosso país... Então e já não inovámos numa série de acções? BTV, Kit, ...

Temos o capital humano para o fazer, porque não?!

Ou só somos 6.000.000 de boca?! E os contratos publicitários, não dão dinheiro??

Pedro disse...

"capricho dos sócios"????

Essa não...

FranciscoB disse...

Inacreditável este seu post.

Totalmente de acordo com o comentário do Sócio Artur Conceição.

Dúvida da ligação da olivedesporkos à máfia azulebronca? conhece as escutas? lembra-se das declarações do então presidente do Farense Fernando Barata nas quais revelou como o quim oliveira subiu na vida?

O não aceitar o preço referido não só é eticamente correcto como tb um bom negócio - ponha os jogos em casa do Benfica na Benfica TV em sistema de pay-per-view e verá que ganhamos muito mais e não damos dinheiro ao inimigo...

Não nos deixemos enganar pela boa época que o Benfica está a fazer... Depois de assinar os contratos tudo voltará ao mesmo, com o Benfica a ser sistemáticamente roubado e o fócuporko levado ao colo...

Sejamos pragmáticos - recusemos a ligação do Benfica à olivedesporkos...

João de Vimioso disse...

Antes demais deixe-me gabar a sua paciência para responder ao rodopio que foi este fim-de-semana por essa blogosfera fora pelo seu artigo. É preciso ter alguma perturbação mental ou nunca ter lido nada seu para pôr em causa o seu benfiquismo. A verdade é que os blogues que andaram nesse rodopio são os mesmos que andam sempre a falar mal, a criticar tudo o que se passa no Clube, a vomitar odio à direção do SLB. São sempre os mesmos, e como tal o que dizem (escrevem) pouco ou nada interessa.
"a verdade é que ele, e a sua empresa, parecem ser agora as únicas no terreno com capacidade para pagar um preço justo, ou aproximado, àquele que a popularidade do Benfica justifica" - pois, se calhar quem critica e acusa o LF de "vendido" são donos de alguma empresa de comunicação que se fossem presidentes do SLB vendiam os direitos televisivos por 50 milhões. Ou mais... vê-se mesmo que é gentinha que nunca tomou decisões... e claro, as suas perguntas no penultimo parágrafo ficam sem resposta...
È mais do que flagrante para quem tem um bocadinho de inteligência que o Benfica é dos sócios. E são esses mesmos sócios que decidem os destinos do Clube. Portanto, se todos pensarem como quem critica sem dar sugestões (a de dar os jogos na Benfica TV deve ser para rir... se nem estando em 1º lugar na liga conseguimos ter 20 mil num jogo decisivo em casa para a taça da liga, devemos mesmo ter um numero de pagantes em sistema de pay per view que justifique romper com a olivedesportos), LFV, se se recandidatar, certamente não será reeleito. Mas como esses são uma ridícula minoria, LFV vai ser novamente eleito pela esmagadora maioria dos sócios, vai renovar com a olivedesportos, e a pergunta que deixo a esses anti-direção-SLB é: e nessa altura? O que vão fazer? Vão se atirar dum penhasco? Vão amaldiçoar e insultar os sócios que elegeram a direção? Vão passar mais 3 anos em campanha para as presidênciais? Ou FINALMENTE vão se afastar do Benfica???

Rodrigo Melo disse...

Tentam fazer do Benfica aquilo que nunca foi!
Este comentário de um anónimo benfiquista diz tudo: "Capricho dos sócios? O clube é dos sócios, mais, o clube É os sócios. E mesmo para quem quer ser pragmático, verifica-se que o Benfica por ano encaixa mais dinheiro com as cotas dos sócios, do que com os direitos televisivos. Por isso, espero que a direcção não monespreze o "capricho" dos sócios!"

Peter disse...

Quando e para ganhar dinheiro, mesmo que se tenha de engolir sapos de varios milhoes abaixo do que a boca pedia e dizendo muito mal desta operadora, agora ja sao uns santos e tem tudo de bom, e imagine-se, daqui a pouco sao todos benfiquistas na operadora, incluindo Joaquim Oliveira...So falta dizer que Pinto da Costa quando sair do Porto[se algum dia sair], pode vir a ser socio do Benfiquista...

Por favor...Arreiam as calcas se quiserem fazer dinheiro e .[ponto]

Bragatti disse...

"Há alguma prova suficientemente consistente da ligação de Joaquim Oliveira (o António já não faz parte do filme) às arbitragens, ao doping, aos resultados facilitados, e a tudo o que se suspeita ter acontecido no futebol português das últimas décadas?"

Quantas vezes o Benfica foi prejudicado este ano???
Compara com as vezes que foi prejudicado nos anos anteriores e encontras a resposta à tua pergunta.

Anónimo disse...

Nao concordo em negociar com a SportTv. Temos um canal TV, logo pode passar a ser pago, tipo 5 EUR socios e 10 nao socios. Depois quem quiser transmitir, paga...
E comecar a cortar os braços ao polvo...
Nao é capricho de socio, o Benfica somos nos, os socios.
A direcao que apresente os possiveis contratos aos socios e que seja feito um referendo...
Pedro Ferreira
Socio 120952

Eu avisei disse...

mesmo que se renove com a olivedesporcos, o melhor será faze-lo apenas por um ano. só assim manteremos a sportv domada e ao mesmo tempo deixamos novas soluções em aberto! renovar por muitos anos é o maior erro que se pode cometer num mercado tão competitivo!

último! disse...

Na minha opinião isto resume-se a:
Quem necessita mais do Benfica? Parece que como negociadores ao parecermos estar dependenentes da Sporttv vamos fazer um mau negócio.

Perguntem antes o que aconteceria com a Sporttv se ficasse sem o Benfica?

Talvez ai tivessem a resposta, o Benfica tb necessita desse valor claramente mas quem estará mais dependente um do outro, esta é a chave, se calhar ao optar por não fazer contrato com o Oliveira teriamos que vender mais um jogador com os perigos que isso acarreta mas como ficaria o Oliveira?

Parece que esquecem que a Marca Benfica foi considerada a 28ª marca mundial, se não aproveitarem isso será um mau negócio.

Tiago disse...

Meu caro LF, percebo o texto e a mensagem. No fundo é o mesmo que um habitante no concelho de Oeiras votar ou não Isaltino: ele que rouba, rouba, mas não existe alternativa (se bem que neste exemplo, o autarca Oeirense até trata bem os municipes, pois oeiras é um grande concelho). Mas metáforas à parte, estou de acordo consigo: neste momento não há alternativas. A RTP corta custos, a Sic não tem dinheiro, e a TVI tem contratos assumidos com a Sport TV. Não nos esqueçamos que aqui falamos dos jogos em casa. E para o campeonato Nacional, uma vez que para a Liga dos Campeões, Uefa (que a sporttv ganhou este ano)estão já negociados, que a Taça de Portugal é por jogo e que a taça da liga é negociada também jogo a jogo. Neste sentido falamos de 15 jogos, sendo que cerca de 7 jogos são em Canal aberto, fruto do negócio com a TVI. Portanto estamos a falar de 7 jogos. Claro que a leitura não é assim tão linear, mas no fundo os Benfiquistas que não podem ir ao estádio só não veem 7 jogos do Benfica por época! Claro que pensando assim, podemos exigir valores bem superiores ao Porto, mas sempre por contratos no limite bi-anuais.

Antonio Moreira disse...

incrível... sinceramente tenho muita pena que o Benfiquismo tenha passado para benfiquismo. Alegadamente continua a ser no interesse (económico) do clube, mas perde a cabeça erguida.

E o negócio que se diz ser o único possível, que se compagine com o "preço justo, ou aproximado, àquele que a popularidade do Benfica justifica" por quanto vai acabar por ser?

já vi isto muitas vezes, até parece de propósito... primeiro sondam-se os sócios e adeptos para desmistificar o Oliveira - as palavras são suas "a colagem (não sei se inteiramente justa)". Como!? já não basta areia para os olhos dos inimigos agora tenho de proteger-me dos amigos!? Incrível...
(não ponho o link da escuta porque não tenho tempo nem paciencia, mas não pense que a mim me faz ovelha do rebanho, sou águia e com muito orgulho!)

Depois de desmitistificado o tema, a montanha vai parir um rato. Tanta coisa sobre os valores que só a Sport tv pode pagar e depois acaba por ser um negócio médio, pelos valores "possíveis", no fundo, uma miséria!

Onde é que está um estudo SÉRIO sobre a possibilidade de usar a Benfica Tv? Um plano para, a prazo, ser esta a concorrente da Sport TV? ir comprando direitos de jogos e/ou campenonatos, nomeadamente a liga francesa e italiana. assumir que a espanhola e a inglesa ainda não são para os nossos bolsos.

Enquanto as alternativas não forem estudadas, não posso aceitar - sem protestar - o interesse mercantilista sobre o interesse clubista. não posso!

Expliquem-me então o porquê da Benfica TV? para dar os jogos dos juniores e sermos a chacota por termos 2 gajos em frente ao ecran a comentar o jogo!? para nem sequer termos os jogos em diferido, imediatamente a seguir ao jogo em directo?

é dinheiro atirado à rua.

E meu amigo, não tente pintar o Joaquim Oliveira de amarelo, o gajo é azul. desde pequenino.

abraços

Pedro Simões disse...

"Há alguma prova suficientemente consistente da ligação de Joaquim Oliveira (o António já não faz parte do filme) às arbitragens, ao doping, aos resultados facilitados, e a tudo o que se suspeita ter acontecido no futebol português das últimas décadas?"

LF, só posso pensar que não ouviste a entrevista do Tó Oliveirinha e nunca deves ter ouvido as escutas. Estou esclarecido em relação á intenção do que escreveste no Jornal Oficial do Benfica. O contrato deverá ser renovado com o Oliveirinha, espero bem que não, e a campanha de limpeza de imagem e credebilização do Olivedesportos já começou, só tenho pena que um orgão de comunicação do clube esteja dentro desse processo e com enormes Benfiquistas a darem voz ao processo. Se vieira renovar com o Oliveira, para mim "morreu" como presidente do Benfica. Estou cansado de andar a engolir sapos por causa do presidente, tipo os apoios ao Nando da facturas e as ligações com o Braga. Farto e saturado!!!

Abraço!!!


Abraço!!!

LF disse...

Volto a dizer que não está em causa a simpatia que tenhamos ou não pela Olivedesportos. Nem mesmo se no passado nos prejudicaram ou não.
O que está em causa é o futuro, e quem nos poderá pagar mais pelos direitos.
Se alguém me demonstrar que a Benfica Tv pode render um lucro líquido de 25 ou 30 milhões de euros por ano, só por transmitir 15 jogos do Benfica (não esqueçamos que são apenas os jogos em casa que estão em equação), e, já agora, em HD (já estou habituado, e não dispenso), pois muito bem. Eu não acredito nisso.
O que está em causa é dinheiro. Dinheiro para o Benfica, para contratar bons jogadores, e ganhar campeonatos.
É isso que eu quero.
E num momento de crise como este, do qual não se vê fim para breve, seria uma irresponsabilidade total o Benfica deitar fora um cêntimo que fosse de receita.

Não podemos perder a noção daquilo que é o Benfica, nem sobredimensioná-lo.
O Benfica dá jeito à Sport Tv, mas a Sport Tv viverá muito bem sem os jogos em casa do Benfica.
Tem a Liga dos Campeões, a Liga Europa, os Europeus e Mundiais,, a Premier League, a Liga Espanhola, a Liga Italiana, a NBA, a Fórmula 1, etc etc. Só um louco pensará que vai falir só por não poder transmitir alguns jogos do Benfica(apenas alguns, pois continuará a transmitir os das provas europeias e os jogos fora para o campeonato).

Pelo contrário, não sei se o Benfica conseguiria sobreviver, pelo menos ao nível que conhecemos, sem receitas televisivas.

Infelizmente, o único parceiro no mercado é um tipo com cara de antipático, vindo do Porto, de quem desconfiamos. Acontece que é o...único. E é com ele que teremos de negociar, ao mais alto preço possível, e incluíndo todas as cláusulas que possam proteger o clube.
Honestamente não vejo outra hipótese, quer gostem quer não.
E penso que é um serviço que estou a prestar ao clube (ainda para mais gratuitamente, e sem ninguém me ter pedido), procurar explicar isto a quem me lê.

Jotas disse...

Caro LF, essa é uma matéria que me ultrapassa, porque os meus conhecimentos sobr esse tipo de negócios são pouco mais que nulos.
O que sempre disse e mantenho sobre esta matéria é que os benfiquistas não podem nem devem ver fantasmas em todo lado e criticarem tudo e todos só porque as coisas não são feitas como eles acham que deveriam ser, ou seja, quem me diz que quando eu defeno uma coisa a razão me assiste.
Concluindo, acho que em matéria de negócios, esta direcção eleita de forma legítima tem o direito de negociar com quem bem entender e os benfiquistas devem perceber que este tipo de negócios devem ser feitos com a razão sem ligar à emoção.

Atento disse...

Com todo o respeito mas acho este volte face inacreditável a Olivedesportos é claramente um aliado do fcp. A sportv e todos os outros media do Oliveira são sempre contra o Benfica e esquecer isto por troca de 25 milhões o que é manifestamente pouco face ao que o Benfica lhes tem dado em share e á falta de isenção dos seus profissionais claramente sempre a favor do fcp e ainda este fim de semana mais uma vez se notou ao esconder 1 golo fora de jogo do fcp, desculpe-me que lhe diga mas isso é falta de verticalidade, ou há princípios ou então não passamos de umas meras marionetes qua andamos aqui ao sabor de lobbys. Alternativas!? A única coisa para que não há alternativa é a morte de resto para tudo há alternativas. Eu apresento já aqui uma Sky quer apostar que essa televisão não se importava de ter os direitos do Benfica sabendo o alcance mundial que o clube tem, e de certeza que não pagaria uns míseros 25 milhões, agora se ficarmos á espera que as alternativas nos batam á porta não vamos a lado nenhum, e digo mais estou-me bem borrifando que seja uma cadeia estrangeira pq a verdade é esta o Benfica é que alimenta isto tudo e não é respeitado em nada, a semana passada por exemplo contra o feirense toda a gente viu que o golo do feirense foi mal anulado, mas esqueceram-se no directo e nos resumos de dizer que na 1ª parte tinham sido roubados 2 penalty´s ao Benfica que eu identifiquei logo, agora se eu vi logo porque é que os senhores jornalistas não viram e o afirmaram, não simplesmente escamotearam para dar a ideia que o Benfica está a ser levado ao colo quando na realidade até aqui o Benfica tem sido melhor mas muito melhor que os nossos adversários, e o ano passado escamotearam os benefícios do fcp. Veja-se o villas-boas sem a almofada pinto da costa vejam os resultados que ele obtém.

MT disse...

Na minha opiniao acho que o benfica deveria por os jogos do benfica em pay per view no canal benfica. mesmo que isso seja perder dinheiro no imediato, ganhavasse em poder negocial para os proximos anos

Vitória do Benfica disse...

Em tempos António Oliveira e a poucos dias da eleição para a liga dos clubes veio dizer o que o diabo ão disse da cruz de Joaquim Oliveira. O objetivo foi conseguido António Laranjo perdeu as eleições a favor do companheiro de escritório de Lourenço Pinto. Que se diga que os comentadores da SporTV sejam anti-benfiquista que digam!!! Porque é verdade , mas não acredito que um inimigo do clube possa ser convidado de Luís Filipe Vieira no mesmo avião particular para ir ver um desafio de futebol.

Todos sabemos as razões pessoais dos ódios de António Oliveira ao irmão mas também sabemos da amizades daquele (AO) ao clube do norte.
Por isso concordo muito com o seu comentário Luis

Brytto disse...

...aliás, os direitos televisivos deveriam é ser negociados por pacote ,como acontece nas principasi ligas europeias(excepto Espanha)e divididas pelos clubes consoante vários factores onde, evidentemente, a sua representatividade também é contabilizada, mas não só.
Em Espanha, neste momento esse tema está a ser debatido como forma de devolver competetividade à liga espanhola...

Pedro disse...

Sou leitor assíduo deste blog já há algum tempo, porque aprecio as analises que o LF faz e de todos os blogs que conheço acerca de futebol, considero este o melhor. Naturalmente que isso não implica que esteja sempre de acordo com aquilo que escreve. Algumas vezes não concordo com a sua posição em relação a determinados assuntos ou com uma ou outra análise que faz, o que me parece perfeitamente normal. Por isso acho um absurdo haver tanto alarido em relação à opinião do LF acerca dos direitos televisivos. O LF não disse que se devia negociar com a Olivedesportos porque sim ou porque lhe apetece. Apresentou argumentos para fundamentar a sua opinião, argumentos que de facto me parecem válidos, embora eu seja daqueles que prefere não negociar com a Olivedesportos, por todo o mal que nos têm feito ao longo dos tempos. Agora como o LF diz, e se o facto de romper com a Olivedesportos vai trazer graves consequências financeiras ao Benfica? De facto não é uma questão fácil e cabe à direcção do nosso clube decidir pelo melhor.

Lembro que há muitos abutres (sim, abutres e não águias) que querem o lugar de presidente do Benfica, como tal e tendo em conta que este ano há eleições, é previsível que os abutres andem mais activos a denegrir a imagem da direcção, aproveitando qualquer oportunidade para o fazer. É curioso que estes abutres são os mesmos que na era Vale e Azevedo, estavam calados e esperaram que alguém se chegasse à frente e recuperasse o clube a todos os níveis (finanças, futebol, modalidades, formação, marketing, etc.) para agora, que a estrutura é sólida, atacarem. Cuidado com essa gente, que só quer fama e dinheiro ou quiçá infiltrar-se no Benfica em prol de outros (ou de outro) clube.

LF disse...

Brytto,

Isso podia ser catastrófico para o Benfica, pois dificilmente os critérios o iriam favorecer.
Imagina que se lembravam de distribuir as receitas por ponto conquistado ou por vitória nos campeonatos.
Olhando ao que se passou nos últimos 20 anos, perceberás onde quero chegar.

Para fazer valer a sua popularidade, o melhor é a negociação individual.
E é a que faz sentido num mercado como o português, onde só três clubes (vá lá, cinco ou seis) é que verdadeiramente têm adeptos, e todos os restantes têm uma existência artificial.

Se queremos nivelar por baixo o campeonato português, então podemos ir por aí.
Se queremos, pelo contrário, que as principais equipas (à cabeça, naturalmente, o Benfica) tenham competitividade na Europa, então não pode ser essa a solução.

Haveria um terceiro caminho que era o de reduzir a primeira Liga para 10, ou mesmo 8 clubes, a quatro voltas, e então sim, teríamos uma liga competitiva, onde podia fazer sentido procurar equilíbrios.

Equilíbrios fictícios para favorecer clubes que não têm adeptos, isso não aceito. O futebol não é Acção Social.

LF disse...

Rui Serra,

Assino por baixo aquilo que disse.
Há muita mania das grandezas em muitos dos adeptos do Benfica.
Saudações benfiquistas e juventudistas.

LF disse...

David,

Haja alguém que me compreende.

Um abraço

LF disse...

Xe,

Vais perdoar-me, mas não pude deixar de me lembrar do saudoso boneco da contra-informação, Octávio Malvado, que atribuia todos os males do mundo aos "Oliveirinhas".

Eu nunca afirmei que o Oliveira não era corrupto, ou que não fazia parte do sistema. Disse, sim, que não tinha provas concretas disso, e enquanto não as tivesse achava que deveria ser tratado como qualquer outro parceiro de negócio.

Não penso convidá-lo para jantar em minha casa. O que está em cima da mesa é um negócio de milhões, para o qual o Benfica não pode partir com estados de alma. Sobretudo se tem poucas, ou nenhumas, alternativas.

Quanto aos presidentes da liga e federação (que são escolhidos pelos clubes, no primeiro caso, e pelas associações distritais, de jogadores, de treinadores etc, no segundo), creio que a influência de Joaquim Oliveira aponta certamente mais para a manutenção do seu negócio.
Não é ele que escolhe os árbitros. Nem me parece que seja isso que o preocupa.
Ele quer é ganhar dinheiro, e, mal ou bem, é o que tem conseguido.

Quanto aos critérios editoriais temos situações diferentes.
O JN é um jornal do Porto, feito sobretudo para o norte. O seu director é um portista fanático.
O critério editorial é totalmente diferente do DN, que é de âmbito nacional.Neste não me apercebo de qualquer anti-benfiquismo maior do que noutros jornais.
O Jogo não leio. Mas, havendo A Bola conotada com o Benfica, o Record conotado com o Sporting, não me choca que tenha havido a tentativa comercial de chegar ao mercado dos portistas, criando um jornal mais simpático ao FCP.
Ao fim e ao cabo, era o que se passava com a Gazeta dos Desportos da minha infância, e mais atrás ainda, com o Mundo Desportivo, quando Pinto da Costa ainda nem era presidente.
A diferença é que o Porto não ganhava nada, esses jornais pouco vendiam, e acabaram por morrer.

A Sport Tv, honestamente, e deixando de lado um ou outro episódio (imagens de Braga, linha de fora de jogo, e um ou outro comentador) não me parece que seja tão anti-benfiquista como a pintam.

Acho sobretudo que é um canal de grande qualidade, quer de conteúdos, quer a nivel técnico.
Falha nalguns comentadores, mas não se pode ter tudo.

Falo por mim. Mesmo que, por absurdo, o Benfica retirasse os direitos à Olivedesportos, eu não deixaria de ser assinante da Sport Tv. E como eu, poucos deixariam.
Independentemente da opinião que tenha sobre Oliveira, eu confesso que gosto da Sport Tv, e da forma como ela trata o desporto.
Os comentários são o menos. Pode-se cortar o som, e pôr música. Já o tenho feito, embora não para jogos do Benfica.

LF disse...

Amigo JFK,

Não podia estar mais de acordo.
É tudo isso que tenho tentado dizer.
É possível impor algumas condições à Sport Tv em sede de negociação.
É isso que devemos exigir, e não que se volte as costas ao mais forte, e ...único, interlocutor existente no mercado.

Um abraço

Miguel portuense disse...

o QUE EU SEI É QUE OS DIREITOS TELEVISIVOS DO BENFICA VALEM TANTO COMO OS DIREITOS DO PORTO E DO SPORTING JUNTOS...É FAZER AS CONTAS!!!! PARA O PORTO E SPORTING NÃO HOUVE CRISE EM SEDE DE NEGOCIAÇÃO, MAS PARA O BENFICA JÁ É BOM 25/30 MILHÕES!!! DEIXA DE CONTRIBUIR PARA O LOBBY... JÁ METE NOJO!!!

Miguel portuense disse...

E MAIS TE DIGO... HÁ AQUI PORTISTA A FAZEREM-SE PASSAR POR BENFIQUISTA! SEI BEM DO QUE FALO!

LF disse...

Rodrigo Melo,

Não sei se, com a Benfica TV, receberiamos menos do que temos recebido até aqui. Mas seguramente receberiamos muitissimo menos do que podemos receber com um novo contrato com a Olivedesportos.
Com o PPV, as receitas ficariam refens dos resultados desportivos. Numa época má, afastados do título, lá se iam as receitas, pois ninguém pagava.
A 10 euros por mês (o que dava 120 por ano, que é o preço de um lugar cativo no estádio), no contexto actual, não acredito que houvesse mais de 100 mil adesões.
100 mil X 10 = 1 milhão
1 milhão X 12 meses = 12 milhões.
Ou seja, menos de metade do que podemos receber da Sport Tv.
E não estou a contar com as despesas de transmissão.
O que ganhavamos com isso? nada, pois a Sport Tv continuaria a ser o alimento de 15 clubes do futebol português, e passaria, aí sim, a ser-nos totalmente hostil, então por razões objectivas e até comerciais.

Vejo a Benfica Tv como argumento a utilizar no negócio, por várias vias, mas não como alternativa.

O clube é dos sócios, mas não pode ser de caprichos. Eu também sou sócio, e já tenho emblema de prata.

LF disse...

Nãomeidentifico,

No contexto actual nenhuma parceria com televisão generalista valerá uma verba sequer aproximada à que pode ser paga pela Sport Tv.

Lamento que assim seja, mas...é a vida.

LF disse...

Paulo Chagas,

Bem observado.
De facto, gostava que muitos dos que criticam a minha tomada de posição, reflectissem sobre o tratamento que nos é dado, por exemplo, pela Sic Notícias, ou pela RTPN.
Acham mesmo que a Sport Tv é pior?

Quanto ao PPV, já falei acima. Traz vários problemas, à cabeça dos quais, a incerteza das receitas.

Brytto disse...

Estava a referir-me ao conceito, não a desconfiar como iriam tramar o Benfica!!!!! Até tive o cuidado de referir que a representatividade seria um dos factores a ponderar... mas claro, tinha que ser um assunto bem estudado para não haver aproveitamentos. Agora, espero que não haja dúvidas, o Benfica e os corruptos (o Sporting se calhar não vai resistir por muito mais tempo) não poderão discutir o campeonato sozinhos!... Ou seja, a maioria dos clubes/SADs estão falidos(as), como vão poder competir seriamente daqui a mais uns aninhos?!!! Que ninguém tenha dúvidas, a troika vai chegar ao futebol português e o estrondo vai ser bastante sonoro. Ainda hoje a direcção do Guimarães se demitiu, segundo parece, por razões também financeiras. Os clubes estão falidos, se não se arranjarem fontes d efinanciamento, simplesmente, desaparecem...
Daqui a mais uns mesinhos, não muitos, vamos descobrir que afinal também os clubes andaram a viver muito acima das suas possibilidades, quero ver como se vão financiar!!!!!!!! Estou curioso. A especulação imobiliária está moribunda, os bancos não emprestam, a publicidade menos generosa, as câmaras completamente endividadas e sobre aperto orçamental, etc. Enfim, aguardemos os próximos capiítulos.

LF disse...

Artur Conceição,

Pensarmos que não renovar com a Olivedesportos seria um golpe no sistema parece-me uma perspectiva demasiado optimista.

A força da Sport Tv não está em deter os direitos do Benfica. A força da Sport Tv está em deter os direitos de todos os clubes, e de ser o seu ganha pão.
Não seria a saida do Benfica que ia alterar esse estado de coisas.

Infelizmente, também não acredito na sobrevivência do Benfica, pelo menos da forma que o conhecemos, caso passasse 5 anos sem receber direitos televisivos.
A concorrência (leia-se, FCP) disparava, e aí nem sequer precisariam de nenhum "sistema".


A minha opinião no jornal não vincula, nem o jornal, nem o clube.
A responsabilidade do que escrevo é minha, e nunca ninguém me sugeriu sequer o que deveria ou não escrever.
E se há tanta gente a dizer que não se devia negociar com a Olivedesportos, porque motivo não pode haver alguém a dizer o contrário? Será que não tenho esse direito?
Neste caso concreto, trata-se de uma opinião como qualquer outra. Mas que, na minha perspectiva, ajuda a defender os mais altos interesses do Benfica.

Não creio que haja alternativa à Sport Tv, e independentemente de eu ou cada um de vocês concordar ou não, é isso que vai acabar por ser feito.
Ajudar os sócios a perceber porquê, parece-me até tratar-se de um bom serviço que presto ao clube.
Falo, claro, na minha perspectiva. Mas quando escrevo, mal ou bem, certo ou errado, penso sempre pela minha cabeça, e não pela dos outros.

LF disse...

Anónimo disse...
Por mim deve negociar-se com quem pagar mais, e ponto final.

7.2.12

É mais ou menos isso que defendo.


Anónimo disse...
Prefiro deitar dinheiro fora a dar a esses gatunos. Tenho uma solução. Se cada Benfiquista desse 15 ou 20 euros pelo canal Benfica o Clube siria beneficiado.

7.2.12

Quantos benfiquistas dariam 15 ou 20 euros (creio que fala em termos mensais) pelo clube, além daquilo que já pagam em quotas, lugares etc?
Temo que não tantos quantos estará a pensar.


Anónimo disse...
Capricho dos sócios? O clube é dos sócios, mais, o clube É os sócios. E mesmo para quem quer ser pragmático, verifica-se que o Benfica por ano encaixa mais dinheiro com as cotas dos sócios, do que com os direitos televisivos. Por isso, espero que a direcção não monespreze o "capricho" dos sócios!

Desprezar caprichos não é desprezar sócios.
Eu também não posso satisfazer todos os caprichos dos meus filhos.
Acredito na democracia representativa. Escolhemos os dirigentes (e estes tiveram 90 e tal por cento). E a partir daí devem ser eles a tomar as decisões, e a assumir as responsabilidades.
Isto não é o Sporting, onde a claque é que manda.

LF disse...

Nós Sebio,

Se a SIC noticias passa os lances que beneficiam o Benfica dezenas de vezes, e quase ignora os que o prejudicam, a responsabilidade não é da Sport Tv.

Quanto aos 80% do FCP, o Benfica não tem nada a ver com isso
É um negócio entre o FCP e a Olivedesportos.
Não podemos fazer nada quanto a isso.

LF disse...

Zaire,

Como já expliquei mais acima, tenho muitas dúvidas que a Sport Tv dependa assim tanto do Benfica.

Eu próprio, como disse, não deixaria de ser assinante.

As pessoas não são marionetas, e por muita força que o Benfica tenha, nem com uma campanha muito bem orquestrada ia fazer perder muitos assinantes à Sport Tv.

Até porque ficavam a faltar os jogos fora de casa, da Champions, etc.

LF disse...

An Toino,

Estás enganado.
Não tenho lugar de conforto nenhum, nem preparo terreno para nada.
Defendo aquilo que julgo ser o interesse do Benfica da forma que penso ser mais equilibrada.

LF disse...

dezazucr

Estás a ver bem o que são 20 milhões de euros por ano?
Defendes que ficássemos sem receber nada?

Como já disse, pensar-se que, sem o Benfica, a Sport Tv ia acabar é uma fantasia.
E pensar que com isso o sistema (arbitragens, Pinto da Costa, FPF, Benquerença, etc) estava liquidado parece-me uma fantasia ainda maior.

LF disse...

FranciscoB.

Já falei dos problemas do ppv.
Além da rentabilidade ser menor, era totalmente incerta.

LF disse...

João do Vimioso,

Parabéns pelo realismo.
E obrigado pela ajuda.

LF disse...

Peter,

Eu não disse que eram santos.
Disse que não se deviam excluir das negociações, até porque são a única alternativa forte.

LF disse...

Bragatti,

Isso é um ponto de vista bastante conspirativo.
Não me parece que uma coisa tenha a ver com a outra.

LF disse...

Anónimo disse...
Nao concordo em negociar com a SportTv. Temos um canal TV, logo pode passar a ser pago, tipo 5 EUR socios e 10 nao socios. Depois quem quiser transmitir, paga...
E comecar a cortar os braços ao polvo...
Nao é capricho de socio, o Benfica somos nos, os socios.
A direcao que apresente os possiveis contratos aos socios e que seja feito um referendo...
Pedro Ferreira
Socio 120952

7.2.12

Já demonstrei acima que mesmo cobrando esse valor, recebiamos bastante menos que da STV.
Referendos só concordo se fosse para mudar o equipamento, o emblema, o estádio ou coisa semelhante. Isto é um negócio. Importantíssimo, mas um negócio. Deve ser decidido pela direcção e, em particular, pelo presidente que foi eleito pelos sócios.


Eu avisei disse...
mesmo que se renove com a olivedesporcos, o melhor será faze-lo apenas por um ano. só assim manteremos a sportv domada e ao mesmo tempo deixamos novas soluções em aberto! renovar por muitos anos é o maior erro que se pode cometer num mercado tão competitivo!

7.2.12

Não sei se com esta crise tudo isto não vá desvalorizar.
Além de que, assinando por vários anos, ficávamos a salvo das tendências para centralização de direitos que a nova Liga defende.

LF disse...

ultimo,

Como já disse, não creio que a SPort Tv perdesse tanto como alguns pensam com a ausência de alguns jogos do Benfica.

LF disse...

Tiago

"A RTP corta custos, a Sic não tem dinheiro, e a TVI tem contratos assumidos com a Sport TV. Não nos esqueçamos que aqui falamos dos jogos em casa"

Isaltinos à parte, essa é que é a realidade. É que 20 ou 30 milhões por 7 ou 8 jogos é uma fortuna. E mais ninguém vai pagar um valor desses. Até porque o mercado publicitário está de rastos.

LF disse...

António Moreira,

Não é interesse mercantilista sobre interesse clubista.

E´do interesse clubista que eu falo. Mas sem dinheiro não se contratam bons jogadores, nem se ganham campeonatos.

O Oliveira pode ser azul, mas tem dinheiro para nos pagar.

O princípio deve ser o de pugnar pelo futuro do clube, e não satisfazer caprichos ou vinganças.


O objectivo da Benfica Tv é divulgar a marca Benfica, aproximar o clube dos sócios, e defender os interesses do clube.
Não necessariamente transmitir jogos.
O Barça TV, o Chelsea Tv, etc, também não o fazem.

LF disse...

PJSimões


Estou esclarecido em relação á intenção do que escreveste no Jornal Oficial do Benfica. O contrato deverá ser renovado com o Oliveirinha, espero bem que não, e a campanha de limpeza de imagem e credebilização do Olivedesportos
já começou, só tenho pena que um orgão de comunicação do clube esteja dentro desse processo e com enormes Benfiquistas a darem voz ao processo.


Pelo que percebo, não estás tão esclarecido assim.
Não houve nenhum objectivo escondido no artigo. E se soubesse a polémica que ia causar, talvez tivesse falado de outra coisa.

LF disse...

Jotas,

Explicaste em meia duzia de linhas o que ando aqui a esforçar-me por explicar.
É isso mesmo que eu queria dizer.

LF disse...

Atento,

Se existirem de facto alternativas estrangeiras interessadas no negócio, que paguem mais um cêntimo que a Sport Tv, serei o primeiro a concordar.

Mas temo que não apareçam.

Em nenhum momento me viu dizer que não gostava que houvessem outras alternativas.

PS: olhe que o golo do Porto não foi em fora-de-jogo. Está em linha com a bola.

LF disse...

MT,

Creio que já disse tudo sobre o ppv.
O Benfica, ou qualquer outro clube, não está em condições de perder dinheiro, seja a que propósito for.

LF disse...

Vitória,

O Joaquim Oliveira está muitas vezes no camarote presidencial da Luz, e tem uma excelente relação com o presidente.

Mas nem é isso que está em causa.

É de um negócio que se trata. E os negócios não escolhem amizades, caso contrário a coisa não dá bom resultado.

LF disse...

Pedro,

Obrigado pelas palavras.
De facto, apenas emiti uma opinião, que não justificava tanto alarido.
Mas quando se fala em Olivedesportos...

LF disse...

Brytto,


Percebi a ideia, mas é bom que os benfiquistas tenham noção do perigo que daí poderia vir.

Concordo que isto vai estoirar. A solução, a meu ver, passava por uma redução drástica do número de clubes, que permitisse concentrar as receitas e aumentar a competitividade.
Com uma primeira divisão limitada a oito clubes, acho que seria possível encontrar receitas que os equilibrassem a todos.

LF disse...

Miguel Portuense,

Não o escrevi no jornal, mas escrevo-o aqui.
Acho que 30 milhões seria um valor fantástico.

Quanto aos portistas, desde que não ofendam ninguém, podem entrar.
Fazerem-se de outra coisa fica ao critério de cada um. O anonimato é assim.

LF disse...

Brytto,

A demissão da direcção do Guimarães tem a ver com razões financeiras, mas não só.

Suspeito que tenha havido quem, de fora, a tenha tentado derrubar por todos os meios ao longo dos últimos anos.

Mas é um tema que fica para outra ocasião.

Vasco disse...

Antes receber 10M no "pay per view" do que 20M da sporttv. Quer saber os resultados?! Compactuaria com o sistema e o clube dos corruptos receberia 80% desse valor... por favor!
Se não renovarmos com a sporttv e adiocionarmos o factor "crise" creio que mais de metade dos apaniguados deixariam esse canal nojento e, para ver os outros jogos vejo no café ou na stream que é o faço e vejo muito bem(por vezes em HD)
Vou mais longe, os adeptos são o clube e se o Benfica renegociar c/ a sporttv menosprezando a vontade da grande maioria da massa associativa deixo de pagar as quotas.
Mais tarde ou mais cedo, seja de um país estrangeiro, seja do Paes do Amaral, seja dos chinenses a proposta dos 40M chegará
ABAIXO a corrupção
ABAIXO os interesses do presidente
PIM!

Vasco, saudações encarnadas!

Manuel disse...

Porra, LF, é preciso ter paciência de santo para responderes a toda a gente. Olha, a mim não precisas, estás dispensado. :-)).

E nem vou dizer a minha opinião sobre este assunto que até já a dei noutros sítios. Eu quero é ganhar o campeonato e a taça e o resto é conversa de café.

Como também sonho, também gostava de ganhar o Euromilhões.

Anónimo disse...

Sem querer ofender deixe-me que lhe faça uma pergunta.
O senhor estava bêbado quando escreveu esta barbaridade?
Desculpe que lhe diga que só entendo que um benfiquista tenha essa opinião se estiver mal informado ou tenha bebidos uns copitos a mais.

Então mas há alguma dúvida que os Oliveiras e a sporttv são anti-benfiquistas?

Então a vergonha que têm sido os últimos 30 anos de futebol português é para esquecer? Ou foi tudo uma ilusão?

Então as escutas do apito não aconteceram? É tudo mentira?

A necessidade de haver um acordo é mais uma das falácias para enganar as ovelhas. Será que o Benfica precisa desesperadamente desses 25 milhões? Será que não pode esperar um ano ou dois e ver quem sai prejudicado por não haver acordo? Será que a sportv aguenta 2 anos sem Benfica?

Anónimo disse...

LF, Respeito a sua opinião, mas não tenha dúvidas sobre quem manda no futebol em Portugal.
Embora pareça teoria da conspiração, o FCP só perdeu o jogo com o Gil porque o Benfica ainda está a negociar o contrato com a SporTV. De outro modo o FCP nunca perderia aquele jogo.

Quanto às suas contas de "100 mil X 10 = 1 milhão
1 milhão X 12 meses = 12 milhões" - acho que não correspondem à realidade, eu sou um dos que aderia e como eu, concerteza milhares daqui do norte. Agora concordo consigo quando diz que provavelmente não deixaria de ter a SporTV.
Mas concerteza nos daria mais poder de negociação para anos futuros.

RMSantos

João Martins disse...

depois de a "bendita" economia ter dado cabo do nosso país, só nos faltava que essa corja de portistas corruptos viessem armados em FMI e UE e dar-nos umas migalhas. só espero que na direcção do SLB não haja cobardes tipo, passos coeloh, vítor gaspar ou josé sócrates...

Nós Sébio disse...

Longe de mim querer desculpar a SIC-N ou qualquer outro canal; aliás, estou agora a ouvir o Trio d'Ataque e, estranhamente, não se fez análise dos lances do jogo do FCP (embora se tenha feito dos jogos do SLB e do SCP).
Não obstante, a selecção primária das imagens é da responsabilidade da STV, e esse é um poder que tem vindo a ser usado de forma claramente hostil ao SLB.

Quanto à questão dos 80%, parece-me que dizer que "é um negócio entre o FCP e a Olivedesportos" é assobiar para o ar: trata-se de um negócio que visa beneficiar aquele clube, sem qualquer justificação comercial, e poderia ser ruinoso para a empresa caso o Benfica conseguisse um bom contrato com outro operador.

Pode até ter razão, infelizmente, quando afirma que não há "parceiros" alternativos à STV; mas querer passar em branco anos e anos de acções hostis (comentários, selecção e manipulação de imagens, contratos) ao SLB parece-me desnecessário para o seu argumento. E estranho.

Luis disse...

Está mais que provado que a sporcostv sem os jogos do glorioso vai à falência, formula 1, liga dos campeões, etc vejo no café aqui em baixo!!! Deves querer tacho????
Os jogos transmitidos na BenficaTV grátis para sócios (de 250mil passam para 500mil no minimo, só aqui da mais 25M€/anos), os outros pay-perview mais €€€, mais publicidade na tv e estáctica mais €€€. Desculpa mas parece que querer é tacho.
E o mais importante é a morte desses porcos.

Unknown disse...

Uma coisa é discutir a decisão seriamente sobre a renovação do contrato. Outra é o texto escrito de forma subserviente, servil e manifestamente tendenciosos tentanto passar uma imagem de um personagem que eu próprio duvido, por aquilo que atrás li aqui, que acredite no que escreveu no jornal do Benfica.
Sinceramente acho que não temos alternativa a uma renovação, que não deveria ultrapassar até ao final da preferência 2015/16, pois não é em um ano e meio que se prepara uma operação como acho que deva ser montada.
A alternativa passa pela compra dos 15 jogos fora do Benfica à Olivedesportos epela comercialização dos 30 jogos, não só e especialmente em Portugal, mas acima de tudo fora do país, primeiramente nos mercados onde estão presentes os nossos emigrantes e numa segunda fase nos mercados emergentes, o que alavancaria a probabilidade de angariar um patrocinador local com muito maior capacidade económica que a miséria que recebemos da PT/BES/Sagres.

Isso leva tempo a escolher parceiros, plataformas e preparar a promoção, por isso acho que com tempo é possível montar essa operação que no futuro pode render muito mais que os insultuosos 7,5 M€ ou os possivelmente oferecidos 20/25 M€.

O que sinceramente me ofende, enquanto Benfiquista com memória, da Cosmos (Calheiros), do Youtube, dos Xitos, da Procuradora que é esposa do advogado lourenço, dos silvanos e dos guímaros, da chantagem que os clubes pequenos são vítimas senão viajarem numa determinada empresa, das guerras do pedroto, da compra de direitos que eram da rtp e depois da posterior venda à mesma rtp com prejuízo do erário público, de alguns presidentes a câmara, enfim de toda uma panóplia de vigarices, intrujices e outros vocábulos que recuso a escrever, para quem assistiu à montagem da operação desde os tempos do maldito pedroto, por quem qualquer pessoa de bem não deveria ter o mínimo respeito e do crápula seminarista flatulento putanheiro chantagista, querer limpar a imagem de um dos sustentáculos do polvo, assista a essa nojentas tentativa de branqueamento.
é um insulto à memória e à inteligência.
Sinceramente, digo-lhe que é a última vez que leio e/ou comento nos seus diferentes blogs que apreciava, mas a minha desilusão só terá paralelo com o seu arrependimento futuro por eese mau serviço à causa Benfiquista, pois lembre-se que nunca os fins justificam os meios e a honra, a decência, a elevação de princípios que são o que norteiam, ou pelo deveriam nortear, o comportamento das direcções do Sport Lisboa e Benfica (SAD, Clube, Grupo, etc.) por respeito à sua tradição e história. Os vaalores não têm preço !!!

LF disse...

Lamento dizê-lo, mas algumas intervenções vossas (uma minoria, para que fique claro), lembram-me as famosas Assembleias Gerais dos tempos do Vale e Azevedo, onde o mais elementar bom-senso era atropelado pelas emoções mais básicas.
Eu estive nalgumas, e cheguei a arriscar o pelo num ambiente onde qualquer laivo de oposição era alvo de ameaças e gritos histéricos. Foi ele, aliás, que construíu este ódio à Olivedesportos, quando o odioso era ele.
Como ficou demonstrado, não é assim que se gere um clube.
Não pode ser assim.

Quando se fala de dinheiro dos outros, é fácil recusar milhões, é fácil deitar fora negócios, é tudo muito fácil.
Imaginem que era em vossa casa, que os direitos eram propriedade vossa, e que estava em causa o futuro da vossa família.
Pois é assim que eu vejo o Benfica. Como se fosse a minha casa, e quase como se fosse a minha família.

Johnny Rook disse...

Caro LF,

Como alguém já disse, fico de boca aberta a observar a paciência com que vc responde a tudo e a todos. Aos que merecem e aos que não merecem.

Podia afirmar que tanta necessidade de justificação me deixaria desconfiado sobre a intenção da mensagem passada no jornal do clube.

Mas não faço isso porque me parece que vc é uma pessoa bem intencionada, educada e que, como todos, tem o direito a meter a "pata" na poça.

Percebi e entendi onde quis chegar com a sua opinião. Mas foi mal transmitida. Se o tivesse sido através deste blog, ninguém teria nada a obstar. O problema é que o foi através do órgão oficial do clube. Logo, cheira a encomenda.

Até porque alguns argumentos (escusados e que nada de essencial acrecentam à conclusão final) vc tinha a obrigação de saber que iam gerar muita controvérsia (o que até seria salutar) e acima de tudo iria acirrar os mal educados, os ignorantes, os mais estúpidos entre os mais estúpidos que pululam por aí. Foi o que se viu!

Era escusado falar do Oliveira, da Olivedseportos e da Sport Tv como vc falou. Até porque não é verdade aquilo que afirmou. Estão mais do que provados os efeitos nefastos no futebol português dessa gente. Não prestam, são anti-Benfica, estão ao serviço dos mais corruptos entre os corruptos. Aliás, desde a sua constituição, desde as suas origens. Basta pensar 10 segundos sobre como é que um gajo que andava com um martelo e os pregos na boca a pregar cartazes publicitários de um momento para o outro e sem que nada o justificasse torna-se num imperador dos direitos desportivos em Ptg. Não tivesse ele quem o tivesse impulsionado e financiado (e não foram bancos) e hoje continuava a carregar às costas com os paineis publicitários.Tal como no caso do BPN, podemos afirmar a Olive antes de o ser (corrupta), já o era!

Portanto era escusada a limpeza de carácter do Oliveira e de tudo o que lhe diz respeito.

Fica o essencial. Não há outra solução em Ptg. Não há concorrência. Logo, só podemos negociar com a Olivedesportos.

Mas negociar a sério. E negociar a sério, para além dos valores, é impor um prazo curto para a duração do contrato. Nunca mais do que três anos.

Tem razão quanto ao pay per view. Em Ptg, onde a esmagadora maioria das pessoas acham que tudo lhes deve ser servido de borla e no limite ainda devia ser o Estado a subsidiar as familias para terem o ppv do Benfica, e onde em causa estão somente 15 jogos em casa, é evidente que nunca seria negócio.

Por outro lado a Benfica Tv não é solução, nem económica, nem técnica. Mas tem uma vantagem; que é a de servir para entreter as negociações, ou seja se estamos a receber somente 8M por ano e não morremos por causa disso, podemos estar mais uma ano ou dois a receber o mesmo ou até um pouco mais através da Benfica Tv (estes valores a BTV consegue alcançar com facilidade). Nada mais do que isso.

E temos de pensar em mais duas coisas: Uma tem a ver com a negociação colectiva dos direitos televisivos que perderemos imediatmente numa AG da Liga para o efeito; a outra, os interesses do BES. O Oliveira deve muito dinheiro ao banco e o Benfica idem. O BES nunca deixaria que se trocasse o certo pelo incerto.

Se um dia vier a existir verdadeira concorrência à Sport Tv então outro galo nos cantará, até lá temos de ser muito inteligentes a manobrar com esta situação.

UnumSLB disse...

Sempre atrasado, eu!

Mas tenho que lhe dizer três coisas apenas.

Gabo-lhe a paciência!
Gabo-lhe o realismo!
Gabo-lhe o comentário final. A memória é curta e a hipocrisia imensa!

E sim, viva o Benfica!

Islander disse...

"pois a Sport Tv continuaria a ser o alimento de 15 clubes do futebol português, e passaria, aí sim, a ser-nos totalmente hostil, então por razões objectivas e até comerciais."

Apesar de respeitar a sua posição de ver este assunto como um simples negócio de maneira fria e racional, ao usar este argumento acaba por cair na realidade de que esta negociação é tudo menos um negócio normal. Se assume que teremos uma hostilização total da sport tv no caso de não assinatura, como pode acreditar que eles apenas fazem o seu negócio e querem ganhar dinheiro?
Assumiu uma postura muito ingénua face ao que se tem visto nestes anos, deixe que lhe diga....

ravanelli disse...

E os jogos à tarde? Serão também um capricho dos sócios?

ravanelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis disse...

A sportv só com os assinantes ganha cerca de 193M€ Ano. LF acha pouco??? não??? Mais publicidade mais muitos €€€. 700M assinantes x 23€ x 12 meses.

FranciscoB disse...

O que ficou demosntrado é que a olivedesporkos destruiu JVA com a cumplicidade de muitos benfiquistas... mais uma razão para não negociar com eles...

Só para recordar, o que se diria agora com as negociatas dos belgas e do danilo se fossem do Benfica e o presidente JVA - capas de jornais todos os dias...