AS QUE A MEMÓRIA ALCANÇA

Desde 1976, o Benfica ganhou ao FC Porto por 33 vezes (antes que me perguntem, digo desde já que perdeu 49). São esses triunfos que o quadro abaixo reflecte.

Porquê desde 1976? Porque é desde então que me lembro de ver futebol (tinha 6 anos), sendo estas, pois, as vitórias de que me recordo.

A primeira até foi nas Antas, com um excelente golo de Chalana, logo no início da partida. Não há muito tempo tive a oportunidade, e o privilégio, de, tantos anos depois, reviver com o próprio esse jogo, e esse golo, do qual me recordo quase tão bem quanto ele.

A mais saborosa? Hesitaria entre as finais da Taça de Portugal (cinco, ou seja, todas!); os célebres golos de César Brito, que valeram um Campeonato; e o hat-trick de Rui Águas, em Janeiro 1987, no primeiro "Clássico" que presenciei ao vivo, naquele que foi também o jogo com mais espectadores na história do futebol português (os jornais falavam de 140 mil, ou seja, 139.999 mais um), mesmo tendo sido disputado apenas duas semanas depois dos igualmente célebres 7-1 de Alvalade.

1 comentário:

Vitória do Benfica disse...

Eu diria que mais do dobro da sua idade quando aos seis anos começou a ver futebol. Mas para mim o mais importante foi que a par dessa data o Benfica começou a perder para o Porto.Porquê? porque foi a partir daqui que o FCP começou a ganhar.