APOIAR!

Duas derrotas consecutivas lançaram de imediato uma nuvem de críticas e especulações em torno da nossa equipa principal, algumas partindo dos adversários (por vezes bem disfarçados, como em Gaia), outras de benfiquistas - felizmente habituados a ganhar sempre ou quase sempre. 
Sendo o futebol uma roleta de emoções, na hora da derrota facilmente se passa da euforia à depressão, daí à condenação e por vezes ao insulto. Respondendo aos instintos mais básicos, sente-se necessidade de culpar alguém e dispara-se para os alvos mais fáceis (quando não a arbitragem, o treinador, os jogadores ou a direcção). Atropela-se o bom senso, solta-se a crueldade e a ingratidão. A comunicação social, ávida de sangue, dá uma ajuda.
Outro caminho é o da sensatez. O de deixar a análise do que correu mal para quem está do lado de dentro, e portanto em melhores condições para o fazer; sabendo-se que, de fora, todo o ruído será tão inútil quanto prejudicial, constituindo mais uma barreira ao processo de retoma.
Estes jogadores, esta equipa técnica e estes dirigentes deram-nos, há apenas quatro meses, o primeiro Tetra-Campeonato em mais de um século de história. Juntaram-lhe a Taça de Portugal, e já nesta temporada também a Supertaça – único troféu oficial até agora atribuído. Parece-me totalmente desconexo apontar dedos a quem tantas alegrias nos proporcionou, só por dois ou três jogos menos conseguidos.
É também de dor que se alimenta a paixão clubista. Sendo fácil apoiar quem vence e participar nas festividades, é quando perde que a equipa mais necessita da nossa ajuda. Não lhe voltemos as costas. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Apoiar é no Estádio. E quando a equipa se acha acima do clube, fica difícil...

Bf

Nuno Figo disse...

Como sempre, sábio e ponderado.

Um bem haja, caro LF. Um oásis nesta blogosfera poluída.

Vemo-nos no estádio.

artnis disse...

APOIAR !...Sem quaisquer dúvidas, as nossas "papoilas saltitantes", por todo o lado e !...como SEMPRE.

APOIAR !...SIM, mas que pensar e que atitude tomar, quando na ressaca do TETRA na colheita de louros - (que os tem e muitos, em 16 anos !...tão demais !!!) - ouvimos o 'vendedor' - (também) - de promessas, soltar um tonitruante "temos 10-DEZ-10 anos de avanço dos nossos rivais" para logo de seguida nos informar que NÃO INVESTIA no P3n7A para, à troca deste, não pôr em causa a sobrevivência do SL BENFICA e, sabe-se depois, para suster os empréstimos obrigacionistas e os pavorosos passivos bancários da SAD?!

O 'mecenas' do nosso SL Benfica a quem alguém alcunhou de Kadhaffi das Furnas,mostra-se um verdadeiro filantropo a estender a mão ao 'inimigo' à beira do abismo - (porque será que NUNCA ninguém falou na protecção da máfia bancária ao Desportivo do Campo Grande?!...onde pára a verde..ade desportiva?!) - e a quem o destrata e ao CLUBE de que é presidente, dia após dia, época após época, ano após ano ...

LF disse...

Artnis,

Mesmo a ser assim, neste momento não há nada a fazer: o mercado está fechado, e os jogadores que estão no Benfica são os que temos de apoiar.
Qualquer outra atitude jogará, também ela, a favor do "inimigo".

artnis disse...

Luís Fialho

Meu caro,

começo pelo fim. Sou por razões óbvias, desde 2009, um só e singelo 'grãozinho' nesta imensa engrenagem. Tudo aquilo em que eu possa discordar ou pensar em 'voz alta' sobre as atitudes da pessoa que está Presidente do SLB, NUNCA dará trunfos ao 'inimigo'!...
Sou SÓ um dos cada vez mais 'insignificantes'...e, nem para os 'coisinhos' conto.!

Nos meus quase 54 anos de sócio do Benfica - e, SÓ do Sport Lisboa e BENFICA ! - a perfazer, se lá chegarmos, no dia do meu aniversário em Novembro, NUNCA outra coisa fiz na minha vida associativa. Logo lá estaremos !...

Saudações Benfiquistas